Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notas > Sistema de gestão dos Centros de Triagem de Animais Silvestres do Ibama chega integrado à plataforma de Conversão de Multas Ambientais
Início do conteúdo da página

Sistema de gestão dos Centros de Triagem de Animais Silvestres do Ibama chega integrado à plataforma de Conversão de Multas Ambientais

Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 17h33 | Última atualização em Quarta, 30 de Outubro de 2019, 17h36

Brasília (30/10/2019) – O Sistema de Gestão dos Centros de Triagem de Animais Silvestres (sisCetas) do Ibama, lançado em 16/10, já estreou integrado à plataforma de Conversão de Multas Ambientais. Além de organizar informações sobre recebimentos, destinações e ocorrências, o sisCetas permite aos gestores cadastrar as necessidades de cada centro, que poderão ser supridas com projetos e recursos captados pela conversão.

A proteção e o manejo de espécies da fauna silvestre, bem como a manutenção de espaços públicos que tenham como objetivo a conservação, a proteção e a recuperação de espécies, são temas contemplados pelo Programa de Conversão de Multas Ambientais.

Os Cetas são unidades do Ibama responsáveis pelo recebimento, identificação, marcação, triagem, avaliação, recuperação, reabilitação e destinação de animais silvestres. Funções fundamentais para a proteção da fauna brasileira, especialmente em um contexto de degradação ambiental que torna ecossistemas vulneráveis em razão da perda de biodiversidade.

Em 2018, os 24 Cetas do Instituto presentes em 20 estados e no Distrito Federal receberam 71.904 animais e devolveram à natureza 34.591. Cerca de 70 mil animais silvestres são reabilitados nos centros todos os anos, a maioria aves (68%).

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

 

Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas/Ibama

 

 

registrado em:
Tags:
Fim do conteúdo da página