Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notas > Rafael Freire de Macêdo é nomeado coordenador-geral de Monitoramento do Uso da Biodiversidade e Comércio Exterior
Início do conteúdo da página

Rafael Freire de Macêdo é nomeado coordenador-geral de Monitoramento do Uso da Biodiversidade e Comércio Exterior

Publicado: Quarta, 08 de Abril de 2020, 19h07 | Última atualização em Sexta, 24 de Abril de 2020, 16h50

Brasília (08/04/2020) – O analista ambiental Rafael Freire de Macêdo foi nomeado na última segunda-feira (06/04) pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para exercer o cargo de coordenador-geral do Uso da Biodiversidade e Comércio Exterior (CGMoc) do Ibama.

Servidor efetivo da órgão desde 2010, trabalhou por mais de 8 anos na Diretoria de Licenciamento Ambiental, onde exerceu os cargos de coordenador substituto da então Coordenação de Energia Elétrica, Nuclear e Dutos e de chefe de serviço do setor especializado em Licenciamento Ambiental de Usinas Termelétricas, Instalações Nucleares e Fontes de Energia Renovável. Foi um dos responsáveis pelo licenciamento ambiental corretivo da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) e de usinas termelétricas como a UTE Porto do Itaqui e a Três Lagoas, entre outros empreendimentos.

Na superintendência do Ibama do Rio Grande do Sul, coordenou o núcleo de licenciamento ambiental do estado em processos complexos, como a da UTE Pampa Sul.

Mais recentemente, atuou na Divisão de Captação de Recursos e Projetos Especiais da Presidência do Ibama, ocasião em que contribuiu junto às demais diretorias do Instituto para a implementação de projetos estratégicos.

Chefe de Divisão de Assessoramento do Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas desde 2019, o analista auxiliou a Coordenação de Comércio Exterior (Comex) na aprovação do Projeto de Desenvolvimento da Plataforma de Anuência Única do Brasil (Pau-Brasil - concebida para integrar o Siscomex aos sistemas de gestão e controle do Ibama) junto ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça.

Mestre em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), engenheiro químico pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e tecnólogo em Controle Ambiental pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o servidor participou do Primeiro Ciclo de Licença Capacitação em Gestão Pública promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Antes de se tornar servidor público, foi engenheiro no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RN).

Rafael Macedo foi selecionado pela Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do Ibama para conduzir a CGMoc após o titular anterior apresentar pedido de exoneração.

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em:
Fim do conteúdo da página