Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notas > Ibama apresenta medidas de combate a incêndios florestais no Pantanal, em MS
Início do conteúdo da página

Ibama apresenta medidas de combate a incêndios florestais no Pantanal, em MS

Publicado: Quarta, 08 de Abril de 2020, 19h07 | Última atualização em Sexta, 24 de Abril de 2020, 16h50

Brasília (09/04/2020) – O uso indiscriminado do fogo no Pantanal tem provocado incêndios florestais de grandes proporções ano após ano, principalmente durante o período de seca. As queimadas ocasionam não só prejuízos ambientais, mas também econômicos e de saúde pública.

Uma das medidas históricas adotadas pelo Ibama no combate ao fogo no Pantanal sul-mato-grossense foi a criação de brigada do Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo) no município de Corumbá (MS), um dos mais afetados da região. Estabelecida em 2009, a brigada contrata anualmente 30 profissionais para compor a equipe e promover a preparação, orientação e educação de pequenos e grandes proprietários rurais, além de alunos das redes de ensino dos municípios, com relação às ações preventiva no combate ao fogo. Essa atividade é realizada de julho a dezembro.

O Ibama também atua na fiscalização e controle das queimadas de forma supletiva ao órgão ambiental estadual, que no Mato Grosso do Sul é o Imasul. O órgão estadual tem competência para emitir autorizações e fiscalizar as atividades de uso controlado do fogo, bem como de também atuar no combate ao fogo. Além do Imasul, atuam nessas ações a Polícia Militar Ambiental e o Corpo de Bombeiros Militar.

O Prevfogo do Ibama trabalha em parceria com os órgãos estaduais e municipais no combate às queimadas no Pantanal de forma incessante para que o uso do fogo no bioma seja o mais benéfico para a produção pecuária, para a biodiversidade e para a manutenção dos processos ecológicos.

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

Fim do conteúdo da página