Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias 2018 > Ibama devolve à natureza 24 macacos-prego no CE
Início do conteúdo da página

Ibama devolve à natureza 24 macacos-prego no CE

Publicado: Sexta, 09 de Março de 2018, 17h06 | Última atualização em Quinta, 21 de Junho de 2018, 09h44
Foto: Vitória Fernandes / UFRN
Foto: Vitória Fernandes / UFRN

Brasília (09/03/2018) - Equipes do Ibama no Ceará e no Rio Grande do Norte devolveram à natureza 24 macacos-prego (Sapajus libidinosus) dia 01/03 no sertão cearense. Os animais estavam no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto, após resgate durante operações de combate ao tráfico e ao cativeiro ilegal. A reabilitação e soltura dos macacos-prego teve apoio de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Antes da soltura, 16 macacos-prego precisaram ser reabilitados no Cetas, o que envolveu reeducação alimentar, treinos de habilidades manipulativas e locomotoras, além de socialização com indivíduos da mesma espécie. Após a soltura, macacos apresentavam comportamento típico da espécie em vida livre. Pesquisadores da UFRN e analistas do Ibama continuarão monitorando os animais nos próximos meses.

Em 2015 e 2016, os Cetas do Ibama em 17 estados e no Distrito Federal receberam 66 mil animais silvestres de apreensões realizadas pelo Instituto, pelas polícias ambientais dos estados e demais órgãos fiscalizadores. No mesmo período, foram devolvidos à natureza pelo menos 63 mil animais. Cerca de 80% dos animais recebidos são aves, 14%, mamíferos (a maior parte primatas) e 5%, répteis. Estes últimos voltam à natureza com facilidade no processo de soltura. Mamíferos como primatas e felinos, por terem uma difícil recuperação das habilidades e instintos, na maioria das vezes são destinados a criadouros e zoológicos autorizados.

“Ao devolver os animais à natureza, ocorre um revigoramento, inclusive genético, da fauna. O resultado é o equilíbrio ambiental”, diz a Coordenadora de Gestão, Destinação e Manejo da Biodiversidade, Raquel Monti Sabaini.

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316 1015

registrado em: ,
Tags:
Fim do conteúdo da página