Portaria 67, de 24 de maio de 2024
Aprova o II Plano Bianual de Qualidade Ambiental - PlanaQuali para o período de junho de 2024 a maio de 2026, que norteia os ciclos de avaliação de desempenho 20 e 21.
PORTARIA IBAMA Nº 67, DE 24 DE MAIO DE 2024
Aprova o II Plano Bianual de Qualidade Ambiental - PlanaQuali para o período de junho de 2024 a maio de 2026, que norteia os ciclos de avaliação de desempenho 20 e 21.
O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS (Ibama), no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo Decreto nº 11.095, de 13 de junho de 2022, que aprovou a Estrutura Regimental do Ibama, publicado no Diário Oficial da União do dia subsequente, e pelo Regimento Interno do Ibama, aprovado pela Portaria nº 92, de 14 de setembro de 2022, publicada no Diário Oficial da União de 16 de setembro de 2022, e considerando o que consta no processo nº 02001.007679/2024-69, resolve:
Art. 1º Aprovar o II Plano Bianual de Qualidade Ambiental da Diretoria de Qualidade Ambiental (II PlanaQuali) para o período de 1º de junho de 2024 a 31 de maio de 2026, que norteará os ciclos de avaliação de desempenho 20 e 21, conforme estabelecido nos Anexos I, II e III.
Art. 2º Para a execução do II PlanaQuali deverão ser observadas as competências federais, diretrizes, orientações e prioridades do Governo Federal em relação às políticas públicas de meio ambiente.
Art. 3º Na elaboração do PlanaQuali foram observadas diretrizes e metas contidas no Plano Plurianual do Governo Federal (2024-2027) e no Plano Estratégico do Ibama.
Art. 4º A Diretoria de Qualidade Ambiental, na execução do II PlanaQuali, atuará de forma integrada e em articulação com as demais Diretorias, Centros e os Núcleos de Qualidade Ambiental nas Superintendências do Ibama.
Art. 5º A Diretoria de Qualidade Ambiental fará o acompanhamento periódico da execução do II PlanaQuali, com base na metodologia PDCA.
§1º Como resultado do acompanhamento, e após juízo de conveniência e oportunidade pelo (a) titular da Diretoria de Qualidade Ambiental, poderá ser realizado evento de revisão dos Anexos desta Portaria.
§2º Como resultado do acompanhamento, o II PlanaQuali poderá, por ocasião da revisão mencionada no §1º, ter ações acrescidas, redimensionadas, reprogramadas, suspensas ou canceladas, a critério dos dirigentes da Diretoria de Qualidade Ambiental.
Art. 6º As metas definidas no PlanaQuali deverão ser tomadas como referência para a elaboração dos planos de trabalho das unidades da DIQUA e dos NQAs, e deverão ser observadas, no que couber, para fins de avaliação de desempenho individual e institucional, de teletrabalho e de outras avaliações institucionais.
Art. 7º Esta Portaria entra em vigor em 1º de junho de 2024.
RODRIGO AGOSTINHO
ANEXO I
METAS FINALÍSTICAS DA DIQUA/SEDE
OBJETIVO ESTRATÉGICO |
OBJETIVO TÁTICO |
META/INDICADOR DE ESFORÇO |
META/INDICADOR DE RESULTADO |
UNIDADE RESPONSÁVEL |
||||||||
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Controle Ambiental de importação e exportação de resíduos |
1 Minuta de Instrução Normativa elaborada sobre importação de resíduos plásticos |
100% das importações de resíduos plásticos submetidas ao controle do ibama |
COREM |
||||||||
Criação de um grupo especializado com integrantes das SUPES |
Fortalecimento da atuação do Ibama nos temas da Qualidade Ambiental nos Estados |
COREM |
||||||||||
Aprimorar os processos de Controle Ambiental de importação de mercúrio |
1 minuta de Instrução Normativa finalizada e submetida à presidência do Ibama |
Redução de 90% no volume de mercúrio metálico autorizado |
COREM |
|||||||||
Aprimorar os processos de Controle de emissões atmosféricas por veículos automotorres |
Implementação da fase L-8 do Proconve |
Redução da emissão de gases de efeito estufa (emitidos por veículos) |
DIREV |
|||||||||
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais sobre áreas contaminadas |
Execução de 50% do Plano de Trabalho para disponibilização do sistema aos órgãos estaduais |
Disponibilização de 1 sistema para adesão pelos órgãos estaduais |
CICAM |
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Disponibilização do termo de adesão ao SINGAC para todas as UF |
CICAM |
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Criação de grupo especializado com integrantes das SUPES |
Fortalecimento da atuação do Ibama nos temas da Qualidade Ambiental nos Estados |
CICAM |
||||||||||
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
1 diagnóstico piloto dos dados coletados por meio do formulário de efluentes do RAPP |
- |
COAVI |
|||||||||
1 diagnóstico piloto dos dados coletados por meio do formulário de fontes energéticas do RAPP |
Divulgação de dados sobre fontes energéticas à sociedade em geral |
COAVI |
||||||||||
30% do projeto da Certidão Ambiental implementado |
- |
COAVI |
||||||||||
Proposição de 2 novos ACTs com OEMAs para gestão integrada do CTF/APP |
- |
COAVI |
||||||||||
1 Relatório (ou painel) sobre o controle do Ibama por meio do Protocolo de Montreal disponibilizado |
- |
COREM |
||||||||||
1 Relatório sobre emissão de poluentes veiculares disponibilizado |
- |
DIREV |
||||||||||
1 Boletim de produção e comercialização publicado para agrotóxicos de natureza química |
- |
DIGES |
||||||||||
1 painel Business Intelligence (BI) publicado |
- |
CCONP |
||||||||||
1 painel Business Intelligence (BI) publicado sobre agrotóxicos de natureza química: demanda e avaliados |
- |
COAVA |
||||||||||
Publicar 20 Perfis Ambientais de Agrotóxicos |
- |
DIGES |
||||||||||
1 Plano de Implementação do Projeto de Gestão Estratégica de Dados da DIQUA elaborado |
- |
GABINETE/Gproj |
||||||||||
CGQUA |
||||||||||||
CGASQ |
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Elaboração de modelo para ação institucional de comunicação para as SUPES/NQA sobre os temas da Qualidade Ambiental |
Redução nos atendimentos ao público individualizados pelos NQAs |
GABINETE/ASSESSORIA |
||||||||||
Criação de grupo especializado com integrantes das SUPES |
Fortalecimento da atuação do Ibama nos temas da Qualidade Ambiental nos Estados |
GABINETE/Gproj |
||||||||||
Elaboração de levantamento de dados e informações sobre substâncias químicas utilizadas como retardantes de chamas |
1 Diagnóstico das substâncias químicas utilizadas como retardantes de chamas |
CCONP |
||||||||||
COAVA |
||||||||||||
Aprimorar os processos de representação do IBAMA em fóruns internacionais sobre substâncias, produtos e resíduos controlados pela DIQUA, dentre outros |
Elaboração de plano de participação da DIQUA na COP 30 |
Participação de 20 servidores |
GABINETE/ASSESSORIA |
|||||||||
CGASQ/DIGES |
||||||||||||
CGQUA |
||||||||||||
Aprimorar os processos de elaboração de subsídios para a Educação Ambiental |
Elaboração de diagnóstico sobre temas e materiais já existentes na DIQUA para uso na educação ambiental |
- |
CGQUA |
|||||||||
CGASQ |
||||||||||||
Mapeamento de público alvo e temas prioritários para as ações da DIQUA em campanhas de educação ambiental |
- |
GABIENETE/ASSESSORIA |
||||||||||
Aprimorar os processos de controle de preservativos de madeira |
1 Nota Técnica para subsidiar consulta jurídica acerca da obrigatoriedade de registro de produtos preservativos de madeira |
Aprimoramento da regulação de produtos preservativos de madeira |
CCONP |
|||||||||
1 minuta de norma com vistas à revisão da IN Ibama 05/1992 |
CCONP |
|||||||||||
Aprimorar os processos de Reanálise Ambiental de Agrotóxicos |
Revisão da IN Ibama nº 17/2009 |
- |
CCONP |
|||||||||
1 Comunicado de reanálise emitido (para mais um ingrediente ativo, a ser definido) |
- |
CCONP |
||||||||||
1 Parecer Técnico de reanálise emitido (para mais um ingrediente ativo, a ser definido) |
- |
CCONP |
||||||||||
Aprimorar os processos de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos |
35% do Projeto piloto para avaliação de ocorrência de uso de agrotóxicos em matrizes ambientais realizado |
- |
CCONP |
|||||||||
Gabinete/Gproj |
||||||||||||
Avaliação de 10 ingredientes ativos de agrotóxicos novos |
Aumento do número de novos ingredientes ativos avaliados quanto aos riscos ambientais |
DIARA |
||||||||||
Elaboração de padrões de uso de 10 ingredientes ativos de agrotóxicos |
- |
DIARA |
||||||||||
Análise e instrução de 85% dos processos relativos a agrotóxicos de baixa periculosidade |
- |
CCONP |
||||||||||
Criação de grupo especializado com integrantes das SUPES |
- |
COAVA |
||||||||||
O.2 - PROTEGER A BIODIVERSIDADE DOS RISCOS DECORRENTES DO USO DE AGROTÓXICOS E AFINS |
Aprimorar o processo de Avaliação de Risco Ambiental de Agrotóxico |
Criação de grupos de trabalho |
- |
CCONP |
||||||||
COAVA |
||||||||||||
Elaboração de Documento Técnico |
- |
CCONP |
||||||||||
COAVA |
||||||||||||
Elaboração de minuta de norma para regulamentar a avaliação de risco ambiental de um novo grupo de espécie da fauna. |
1 grupo de espécies da fauna protegido |
CCONP |
||||||||||
COAVA |
||||||||||||
Revisão da norma vigente de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos - Portaria Ibama nº 84/1996 |
- |
CGASQ |
ANEXO II
METAS GERENCIAIS E DE APOIO DA SEDE
Metas/Indicadores de esforço |
U.A. responsável |
Disponibilizar um banco de dados no Sharepoint da DIQUA |
GABINETE/ASSESSORIA |
Realizar 1 treinamento dos servidores voltado à participação em eventos internacionais |
GABINETE/ASSESSORIA |
Agenda de participação da DIQUA em fóruns internacionais |
GABINETE/ASSESSORIA |
Abrir 3 (três) turmas do curso sobre avaliação ambiental de agrotóxicos |
CGASQ |
Capacitação de 4 (quatro) servidores na ferramenta Power BI |
GABINETE/ASSESSORIA |
CGASQ |
|
CGQUA |
|
Elaborar material para ações formativas do grupo especializado 5 |
CICAM |
COREM |
|
COAVA |
|
CCONP |
ANEXO III
METAS FINALÍSTICAS DOS NQA/SUPES EM ARTICULAÇÃO COM A DIQUA
1. Grupo Especializado sobre Agrotóxicos, seus componentes e afins |
|||
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Resultado Estratégico |
NQA/UF Responsável |
COAVA |
Redução do passivo de Processos de avaliação de agrotóxicos |
Instrução e análise técnica de 500 processos administrativos de Avaliação de produtos formulados genéricos, clones e idênticos |
MA |
CCONP |
Redução do passivo de Processos de avaliação de agrotóxicos |
Elaborar 1 POP para análise dos relatórios de impureza |
|
Análise de 1.000 relatórios de impurezas ambientalmente relevantes |
2. Grupo Especializado em Gestão de áreas contaminadas | |||
Coordenação Suporte | Frente de atuação | Resultado Estratégico | NQA/UF Responsável |
CICAM | Redução do passivo de processos de GAC | Instrução e análise técnica de 16 processos de GAC |
RJ |
Gestão de dados | 1 Diagnóstico Nacional da organização das informações de áreas contaminadas nos Estados e União de acordo com a Resolução Conama nº 420, de 2009. | ||
Plano de Ação para apoiar os OEMAs quanto a gestão com base na Resolução. Conama nº 420, de 2009. |
3. Grupo Especializado em Gestão de Dados e Informações da DIQUA |
|||
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Resultado Estratégico |
NQA/UF Responsável |
COREM |
Avaliação da coleta de informações do formulário de resíduos sólidos do RAPP |
Definir setor prioritário, a partir do licenciamento do Ibama |
PI |
Elaborar metodologia; |
|||
Produzir relatório |
|||
COAVI |
Elaboração de diagnóstico piloto sobre fontes energéticas |
Definir setor prioritário; |
|
Elaborar metodologia; |
|||
Produzir relatório |
|||
Ação de divulgação dos resultados |
|||
COREM/Gproj |
Diagnóstico do formulário de resíduos sólidos (IPEA) do RAPP |
Diagnóstico disponibilizado e tratado para geração de indicadores ambientais |
4. Grupo Especializado para monitoramento das atividades de Mercúrio e Convenção de Basileia |
|||
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Resultado Estratégico |
NQA/UF Responsável |
COREM |
Monitoramento do Mercúrio Metálico legal |
Elaboração do Termo de Referência para acompanhamento do descomissionamento e execução do TR, em campo. |
RJ |
Acompanhamento do cadastramento de importadores e comerciantes de mercúrio |
SC |
||
Monitoramento das condicionantes da Convenção de Basiléia |
Estabelecer 1 procedimento |
SC |
|
Modelo de nota informativa trimestral |
|||
Proposta para apoio em Vistoria de portos e aeroportos para controle de cargas ilegais de resíduos |
|||
Acompanhamento de 10% das notificações emitidas para aquela UF, para monitoramento de condicionantes da Convenção de Basileia |
5. Grupo Especializado para formação de multiplicadores para divulgação dos conteúdos da Diqua |
|||
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Resultado Estratégico |
NQA/UF Responsável |
COAVI |
Capacitação de servidores nas temáticas e instrumentos da DIQUA |
3 atividades formativas com temas da Coavi |
Todos |
CICAM |
1 atividade formativa com temas da Cicam |
RJ |
|
COREM |
1 atividade formativa com temas da Corem |
SC |
|
COAVA |
1 atividade formativa com temas da Coava |
PB TO |
|
CCONP |
1 atividade formativa com temas da Cconp |
PB |
|
GABIN/ASSESSORIA |
Elaboração de modelos para ações institucional de comunicação |
Modelo de cartilha |
MG |
Modelo para planejamento de evento online |
MG |
||
Modelo de planejamento para evento presencial |
MG |
||
10 ações institucionais padronizadas de comunicação pelos NQAs |
Todos |
6. Grupo Especializado para Padronização de procedimentos para NQAs em processos de impugnação de TCFA e análise de alteração de dados do CTF/APP |
|||
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Resultado Estratégico |
NQA/UF Responsável |
COAVI |
Padronização da atuação dos NQA em processos administrativos relacionados ao CTF/APP |
Treinamento dos membros do Grupo sobre as OTNs e POPs já publicadas |
PA RS |
CGQUA |
Padronização de procedimentos, despachos e outros documentos no SEI |
Redes Sociais